sábado, 31 de outubro de 2009

Final Fantasy 10 EXTRAS!!

Bom, você fechou o jogo, matou o chefe final e assistiu o final do jogo (ou pelo menos deveria antes de usar as dicas daqui), acabou, certo? Errado. Como todo bom jogo de Rpg FFX tem vários chefes opcionais, principalmente na versão internacional, eles exigem que seus status estejam bem altos, muito mais do que você deve estar quando fechar o jogo.
É um processo bem demorado, pode levar dezenas de horas para conseguir personagens fortes. Consiste basicamente em conseguir esferas especiais e colocá-las no Sphere Grid
Essa seção é bem pessoal e bem abrangente: ela aborda como conseguir Ap, como conseguir esferas de status, como conseguir boas armaduras e itens para elas e dicas de combate e de como derrotar os monstros para conseguir esferas. Alem disso ele é bem pessoal e muitas das coisas são só sugestões. Sugiro só seguir esse guia caso você tenha fechado o jogo, e ele só pode ser feito depois de você pegar o Airship.
As informações aqui são para o Grid simples, presente em todas as versões de FFX, e o mais apropriado para isso.



Iniciando

Pra começo de conversa você precisa escolher o seu time, de 3 a 4 personagens que você vai evoluir, mesmo que você queira evoluir todos é altamente recomendado que você escolha eles, mais tarde se pode evoluir o restante.
Você pensa conhecer bem seus personagens, mas com os status no máximo a única coisa que irá os diferenciar será os Overdrives, as Celestial Weapons e os Summons, já que todos terão todas as habilidades e causarão 99.999 de dano com a maioria das ações. Nessas condições Yuna é de longe a melhor personagem do jogo, já que ela é a única com capacidade de invocar Aeons e maximizando seus status você estará fazendo quase o mesmo com todos eles.
Wakka pode causar varias vezes 99.999 de dano com seu Attack Reels, principalmente na versão internacional, por isso também é muito recomendado para estar na equipe. Tidus pode fazer o mesmo com seu Blitz Ace, mas não é tão eficiente. Auron pode causa Full Break com seu Banishing Blade e tem First Strike na sua Ultimate Weapon, o que é uma vantagem e tanto. Rikku pode combinar itens com seu Mix, podendo causar diversos efeitos, entre eles Final Elixir e Trio of 9.999. Lulu também pode causar bastante dano com Ultima ou Flare Fury mas não é tão forte quanto Tidus ou Wakka. Por ultimo Kimahri é o menos indicado, já que seus Overdrives são pouco úteis, exceto Might Guard, que também não é lá uma grande coisa.
Sugiro Yuna, Wakka ou Tidus e Rikku na versão normal e Yuna, Wakka e Rikku na versão Internacional.
É preciso também decidir se você quer ficar com todos os status em 255 e Hp em 9.999, se quer uma quantidade maior de Hp sem ter que transformar todo o Grid ou se quer ter a maior quantidade de Hp possível. Sugiro a primeira opção, e na versão Internacional sugiro que você aumente o Hp ao máximo só na hora de enfrentar Penance se estiver muito difícil de derrotar ele.



Break Hp Limit X 9999 de Hp

Na lógica quanto mais Hp melhor, mas no jogo mesmo as coisas não funcionam bem assim: com BHL você perde um slot precioso na armadura, as Celestial Weapons que causam dano de acordo com o Hp vão precisar do Hp muito mais cheio, sem contar que a única maneira de recuperar mais do que 9999 de Hp é com o Mix Final Elixir de Rikku, o que não é nada prático, enquanto usando o Mix Trio of 9999 você pode recuperar 9999 de toda a equipe usando um mísero Pray.
Considerando que você tenha a defesa e a defesa mágica em 255 e Auto-Protect na armadura vão existir vários golpes ainda que matam seus personagens, entretanto:

1.Eles atingem só um personagem, então Auto-Phoenix revive ele na hora.
2.Ou eles são previsíveis, então você pode por um Aeon na frente do golpe.
3.Ou eles atingem toda a equipe dando 99999 de dano, ou seja, BHL não adiantaria de nada.
Desconsiderando essas coisas só existem 2 ataques no jogo inteiro que pode tirar mais do que 9999 da sua equipe inteira com 255 de defesa e Auto-Protect: Wakizachi, de Dark Yojimbo e Obliteration, de Penance.
Em ambos os casos se você usar Cheer algumas vezes (Cheer funciona mesmo com defesa em 255) ou ter Defense +20% (mesma coisa que o Cheer) eles vão ser reduzidos para menos de 9999, sendo assim você pode recuperar a equipe inteira no próximo turno.
No caso do Dark Yojimbo a única maneira de ele te matar é usando Wakizachi no primeiro turno da primeira batalha, mas caso isso aconteça só dar Load, fora isso você tem vários turnos para usar Cheer até o primeiro ataque dele.
No caso de Penance é mais complicado, porque cada turno conta, então considere a possibilidade de por Defense +20% na sua armadura e usar um Trio of 9999 no começo da batalha.
Claro, é gratificante ter um Hp absurdo, e com um Hp grande você pode voltar a ter 9999 quando quiser, então se você tiver tempo e disposição sugiro que maximize o Hp também, mas isso fica a sua escolha.



O Sphere Grid

O Sphere Grid normal presente em todas as versões contem: 500 nodes de status, 188 nodes em branco, 22 nodes de white magic, 19 nodes de black magic, 36 nodes de skill e special, 11 trancas de Lv. 1, 11 trancas de Lv. 2, 17 trancas de Lv. 3 e 24 trancas de Lv. 4.
Você deve escolher entre maximizar os status com hp em 9.999, maximizar os status com hp alto ou maximizar o hp e os status. A primeira consiste em usar esferas especiais para ter todos os status exceto luck em 255 e não usar nenhuma esfera de hp, deixando ele em 9.999. A segunda é exatamente como a anterior, só que você vai completar os nodes em branco com esferas de hp. Já a terceira consiste em modificar completamente seu grid, apagando todas as esferas de +1, +2 ou +3 do grid, as de Mp +10 ou +20 e de Hp +200, ficando apenas com esferas de status +4, para sobrar o máximo de espaço para esferas de Hp +300. Sugiro a primeira opção, já que você pode derrotar qualquer inimigo do jogo com 9.999 de hp, e na versão Internacional sugiro que você aumente o Hp ao máximo só na hora de enfrentar Penance se estiver muito difícil de derrotar ele. Irei me referir a eles como primeiro, segundo ou terceiro método.



Preparação

Primeiro consiga as Celestial Weapons dos personagens equipadas com os Crests e Sigils (mais fácil falar do que fazer), pelo menos daqueles que você vai maximizar. Mas uma vez que você já está com a mão na massa pegue todas de uma vez. Para armaduras compre algumas com 4 status em branco com Wantz em Macalania Woods, para isso você precisa ter falado com ele em Mt. Gagazet e precisa ter doado 1 gil no mínimo para O’aka, caso isso aconteça você pode ficar matando Adamantoises e Varunas em Omega Ruins ou Inside Sin. Consiga também uma arma com no mínimo 3 slots em branco para cada personagem que você for maximizar para poder usar o truque de Ap.
Conseguir monstros na Monster Arena também é essencial, destranque todos os monstros da Area e Specie Conquest, ou seja, capture todas as áreas e todas as espécies, se você está usando o 3º método capture 5 de cada monstro no mínimo (10 no caso dos Gigantes de ferro: Iron Giant em Thunder Plains e Gemini A e B em Inside Sin). Com isso você conseguira um bom número de itens.
Ter os Aeons especiais: Anima, Yojimbo e Magus Sisters é necessário. Se você for impedido de pegar Anima por causa dos Dark Aeons sugiro que use Zanmato de Yojimbo para matar aquele que estiver impedindo, já que ela ajuda em muito a conseguir esferas especiais.
Um pouco de dinheiro também é necessário, mate Mimics na Omega Dungeon para conseguir bastante, eles são as caixas de tesouro que viram monstros quando roubados, use Gillionarie para dobrar a quantidade de dinheiro.



Armaduras

Não existem “Ultimate Armors” portanto você precisará fazer elas você mesmo. Você provavelmente deve ter bons itens da Monster Arena, só os gaste em armaduras de 4 slots, menos que isso é desperdício.
Entre as boas habilidades estão Auto-Phoenix (Mega Phoenix x20), que revive um personagem morto usando uma Phoenix Down, Auto-Haste (Chocobo Wing x80) que aumenta a velocidade do personagem, Auto-Protect (Light Curtain x70) que diminui os danos físicos a metade, Auto-Potion (4x Stamina Tablet) que usa uma poção do menor nível que você tiver quando você atinge o estado crítico, Auto-Shell (Lunar Curtain x70) que diminui danos e recuperações mágicas a metade, Ribbon (Dark Matter x99) que protege contra qualquer status ruim exceto Curse e os Breaks e Break Hp Limit (Wings of Discovery x30) que permite o Hp ser mais alto que 9999.
Isso é pessoal, mas sugiro que se você estiver usando o primeiro método construa armaduras com Auto-Phoenix, Auto-Protect e Auto-Haste, deixando um espaço para por Ribbon quando puder, se estiver usando o 2º ou 3º construa elas com Auto-Phoenix, Auto-Haste e guarde espaço para BHL e Ribbon (Ribbon só existe na versão internacional, você pode substituí-lo por Auto-Med, Deathproof ou Confuseproof na versão original).



O truque de Ap

Pra fazer todo o resto você vai precisa de Ap. MUITO Ap. Você pode ficar matando Cactuars para o resto da eternidade, mas há como conseguir até 99 S.lvs. com todos os personagens em uma única batalha.
Primeiro consiga armaduras com Auto-Phoenix, não é necessário mais ajuda muito, depois consiga armas com 3 slots vazios para cada personagem e customize nelas as seguintes habilidades: Triple ou Double Overdrive, Overdrive => Ap e Triple ou Double Ap, ponha o Overdrive de todos os personagens em Comrade e entre em uma batalha contra Don Tonberry.
Don Tonberry não ataca, apenas contra-ataca com Karma, que causa dano de acordo com o número de monstros que seu personagem já matou, e bastante. Você conseguirá um dano massivo em si mesmo atacando com personagens que já tenham matado muitos monstros no decorrer do jogo, logo todo esse dano é convertido em Overdrive para os aliados, em seguida duplicado ou triplicado, depois ele é transformado em Ap, depois é duplicado ou triplicado outra vez e tudo isso vai para o seu Ap, repita isso várias vezes até Tonberry deixar de contra-atacar. Depois fuja da batalha (você não perderá Ap por isso) ou mate ele. Depois apenas assista seu Ap subindo.
Faça isso com Yuna e percorra boa parte do Grid para aumentar os status de seus Aeons (lembre-se de que um Aeon se torna mais forte quando seu Summoner fica).



Esferas Comuns

Ability, Power, Mana e Speed Spheres provavelmente nunca foram um grande problema de se conseguir até agora, mas pode ser uma dor de cabeça conseguir elas agora. Para conseguir uma boa quantidade use Distillers em Kottos na Monster Arena para conseguir 20 delas, ou 40 em caso de Overkill (às vezes ele pode apenas deixar 1 ou 2, se isso acontecer é porque ele teria deixado Dark Matters).
Teleport Spheres podem também ser bastante úteis. Mate Sleep Sprout para ganhar elas, ou 2 no caso de Overkill, o que não é difícil, pois ela tem pouco Hp, mas isso pode ser feito mais adiante.



Key Spheres

Você vai precisar destrancar alguns nodes para avançar no Grid, não são muitas: 11 de nível 1, 11 de nível 2, 17 de nível 3 e 24 de nível 4, isso se você ainda não tiver usado nenhum.
Para conseguir os de nível 1 use Bribe em Imp, na Cavern of the Stolen Fayth ou Gagazet: 4 delas por 17.600 gil, ou roubando de Earth Eater, mas é um item raro, mas muito provavelmente você já vai ter todas que precisa.
As de nível 2 você pode conseguir usando Bribe em Behemoth em Gagazet: 30 delas por 460.000 gil, mas desse nível também é provável que você tenha o suficiente.
As de nível 3 você consegue usando Bribe em Demonolith: 40 delas por 900.000 gil. Ou pode roubar como item raro de Ultima Buster.
Por último as de nível 4 podem ser conseguidas usando Bribe em Chimera Brain: 2 delas por 196.000 gil, tente matar Omega Weapon antes para conseguir várias delas. Se você já tiver aberto Nemesis você pode rapidamente roubar uma delas dele e fugir da batalha, ela é um item comum roubando dele.



Esferas Especiais

Tendo os Aeons bem treinados você pode começar agora sim a coletar esferas especiais para aumentar os status, certos inimigos da Monster Arena deixam elas quando derrotados, você precisará de um numero específico de esferas. Sugiro ensinar Lancet, Ultima, Flare, Haste, Slow e Curaga para Anima, podem ser bem úteis. Blitz Aces e Attack Reels se mostram úteis aqui. Se acostume com esses golpes pois você os usará muito, se for o caso use Endure para transferir barras de Overdrives para poder usar eles várias vezes.
[Nota: Os números aqui presentes são unicamente para a o Grid convencional presente em todas as versões do jogo]

Strength spheres – Juggernaut
1º e 2º método: 20 spheres, 3º método: 40 spheres.
Esse não tem segredo... Summone Anima ou Magus sisters e termine com ele. Banishing Blade ou Frag Granades também pode ajudar. Aplique essas esferas no grid, vai ajudar muito ter uma strength alta.

Magic defense sphere – One-eye
1º e 2º método: 33 spheres, 3º método: 47 spheres.
Ele não é difícil... apenas 2 hits de 99.999 com algum personagem (ou summon, se eles ainda não forem muito fortes) é o bastante. Ele também deixa cair armas com Triple Ap, úteis tanto para ser vendidas por um bom preço, ou para usar para maximizar os outros personagens.

Agility spheres – Fenrir
1º e 2º método: 20 spheres, 3º método: 42 spheres.
Esse já é complicado, com a agilidade que você provavelmente vai ter é bem difícil de matar ele, já que ele é extremamente rápido, podendo matar qualquer Aeon com um único golpe, ou pode causar dano alto com confusão em um personagem da equipe. Hastega é obrigatório para diminuir a diferença de velocidade dele.

Defense spheres – Tanket
1º e 2º método: 26 spheres, 3º método: 51 spheres.
Se você já tiver a Strength bem alta não será um grande problema, já que a defesa dele já não é lá essas coisas ao contrário do que a aparência indica, se for o caso use uma Frag Granade para quebrar a defesa dele. Ele causa Berserk nos membros com o ataque, impedindo eles inclusive de usar Auto-phoenix, por isso cuidado. Se só um membro da sua equipe estiver vivo ele irá atacar até ele morrer, o mesmo vale para Aeons.

Accuracy spheres – Hornet
1º e 2º método: 46 spheres, 3º método: 59 spheres.
Ele pode causar diversos status ruins, alem de ter uma evasão bem grande, podendo causar inclusive morte instantânea. Aeons podem ser úteis, já que eles são imunes a maioria dos golpes de status, entretanto ainda assim é complicado, pois eles podem ser acertados por morte instantânea. Ele tem um Hp alto por isso Overdrives são uma boa idéia.

Evade spheres – Pteryx
1º e 2º método: 31 spheres, 3º método: 44 spheres.
Sem segredos: tem uma evasão alta, mas o Hp não é muito grande, alguns ataques fortes ou um Overdrive podem acabar com ele.

Mp spheres – Vidatu
3º método: 18 spheres
Fácil. Só atacar até matar, o que não deve demorar muito.

Magic spheres – Jumbo flan
1º e 2º método: 30 spheres, 3º método: 47 spheres.
Pedreira... Ele é imune a absolutamente todo dano físico. Tem Auto-Reflect, absorve todas as magias elementais e toma pouco dano pra Flares e Ultimas.. como derrotá-lo? Pain, da Anima, é o jeito mais prático (e um dos únicos) para fazer isso. Use haste na Anima e Curaga quando preciso. Jumbo Flan é fraco a slow, aproveite-se disso, de preferência com uma Silver/Gold Houglasses, já que a magia Slow não funcionará, ou se não tenha alguém da equipe com Reflect e use Slow nessa pessoa.

Luck spheres – Greater sphere
1º , 2º e 3º método: 24 spheres.
Esse inimigo é realmente difícil. Ele contra-ataca todos os golpes com Ultima, que alem de tirar dano tem uma longa animação, alem disso ele tem muita vida. Para derrotá-lo use Attack Reels ou Blitz Ace, matá-lo com ataques comuns é fora de questão. Luck não precisa ser maximizada, logo apenas tenha ela perto de 120 com cada personagem.
Use Clear Spheres para tirar todos os nodes de Luck +1 e +2 do grid (são 7 delas), não gaste Fortune Spheres ativando eles, vale mais a pena por algumas esferas de Luck a mais.

Fortune spheres – Earth Eater
Pegue quantas spheres for necessárias, dependendo de quantos personagens você vai maximizar, 26 para cada.
Ele não é realmente forte, considerando como devem estar seus status agora, o problema é que você precisa matá-lo MUITAS vezes, logo se torna cansativo. Ele contra-ataca ataques com um golpe de morte instantânea quando está em pé, depois de alguns golpes ele cai e contra-ataca com Flare no lugar. Seu Hp é bem alto, logo a batalha será bem cansativa, sugiro por o jogo na configuração Memory do cursor e ficar apertando o botão com Quick Hits enquanto você vê TV.

Hp Spheres – Ironclad
2º método: 28 spheres, 3º método: 258 spheres
Ele tem um bom Hp, e se torna bastante chato matá-lo muitas vezes, um dos maiores motivos para escolher pelo método 1, é extremamente chato de conseguir as esferas, você pode decidir por Overdrives ou Quick Hits, ou simplesmente ataque com o cursor em Memory apertando o botão enquanto você assiste TV.

Maximizando o resto da equipe:

Isso não é realmente necessário, mas uma vez que você esta aqui porque não? Se você tiver algum tempo extra ou quiser sua equipe bem forte você pode fazer o mesmo procedimento para ganhar Ap e aumentar os status deles. Primeiro mate a Ultima Buster – comece usando Ultima com Doublecast para matar a cabeça e os braços de começo, depois só abusar dos Overdrives e Quick Hits – até conseguir uma arma boa para o personagem que você quer maximizar, elas vem com Triple Overdrive, Overdrive => Ap e Triple Ap, não necessariamente com todas, mais se faltar alguma você pode customizar, depois use o truque de Ap atacando com 2 personagens da sua equipe maximizada que a essa altura devem estar levando 99999 de dano do Karma. Mate Kottos para esferas comuns e maximize eles, o único ponto complicado deve ser conseguir Fortune Spheres, logo fica a sua escolha aumentar Luck ou não.

Com tudo maximizado é hora de ir a caça, existe Nemesis da Monster Arena e todos os Dark Aeons esperando por ai, e depois Penance, um dos maiores desafios de todos os Final Fantasys.



Dicas de combate

Você pode ter jogado bastante o jogo e montado suas próprias estratégias, mas agora muitas delas estarão bem ultrapassadas e serão fracas, por exemplo, Ultima podia ser uma boa idéia, mas agora um simples ataque pode causar o mesmo dano que ela.

◦Haste é totalmente necessária, de preferência na armadura. Se não for o caso use Hastega logo no começo da batalha e sempre que for necessário, ou se não um Chocobo Wing também pode ser útil.
◦Ter um Hp grande pode parecer uma boa vantagem, mas você pode matar sem muita dificuldade qualquer inimigo do jogo exceto Penace e Dark Yojimbo com 9999 de Hp, mesmo eles é possível com a customização certa. Tudo isso com Auto-Phoenix, claro.
◦Tree Stars são um ótimo item para ser usado, ele faz o custo das magias e skills cair para 0 de Mp, útil contra alguns inimigos que absorvem ou diminuem seu Mp.
◦Auto-Protect é muito útil, muito melhor que Def+20% ou Hp+30%, ele simplesmente corta os danos físicos pela metade. Auto-Shell já é bem ruim, uma vez que os inimigos fortes não costumam usar magias e ele diminui a recuperação por magias também pela metade.
◦Quick Pockets é a melhor maneira de se curar, já que é muito mais rápido do que uma magia comum, e independe de outros status.
◦Use Aeons para bloquear ataques muito fortes que você possa prever.
◦Use o Overdrive Mix de Rikku para bons efeitos: Final Phoenix (Phoneix Down + uma Key Sphere), que revive toda a equipe com Hp cheio, Final Elixir (Potion + uma Key Sphere), que revive membros, cura muito Hp e Mp, status anormais e etc, Trio of 9999 (2 Door to Tomorrow; Dark Matter + outro item raro) , Hyper Mighty Guard (Lunar Curtain + Amulet), que adiciona muitos status bons na sua equipe entre outros, os itens citados aqui são só exemplos de como conseguir os efeitos.
◦Trio of 9999 é, que faz com que todas as suas ações tirem todas suas ações tirem 9999 ou mais, ou seja, se você estiver tirando 99999 de dano o dano continuará igual, agora se você estiver curando 100 com Pray você passará a curar 9999 de toda a equipe, e isso vale para todos os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário